PROPOSTA PEDAGÓGICA SÃO LUIZ

Conheça nosso Calendário Anual 2024 - Clique Aqui!

A Proposta Pedagógica da Escola de Educação Infantil São Luiz está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Por isso, tem como princípio o respeito aos direitos e à dignidade das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e étnicas.

Nosso maior objetivo é formar crianças com autonomia, capazes de conduzir e tomar decisão por si própria, levando em consideração regras e valores sociais. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças competentes para construir conhecimentos e, dentro de suas possibilidades, interferirem no meio em que vivem.

Neste sentido, a proposta Pedagógica São Luiz visa proporcionar aos seus alunos diferentes oportunidades lúdicas para compreenderem o mundo em que vivem, expressarem suas hipóteses e analisarem possibilidades. Dessa forma, a construção do conhecimento acontece naturalmente, não como cópia, mas como fruto de um intenso trabalho do pensar. Nossa Proposta Pedagógica vai de encontro com os estudos mais recentes que considera a educação infantil com dupla dimensão: a de educar e a de cuidar.

Ao educarmos tornamos acessível à criança elementos de cultura que enriquecem o seu desenvolvimento intelectual e ao cuidarmos protegemos a criança, garantindo que ela se desenvolva de forma saudável e íntegra.

A proposta Pedagógica São Luiz visa construir o conhecimento na criança, porém vai além da esfera pedagógica. Nossa filosofia de trabalho é baseada no aspecto afetivo, considerando que toda criança precisa ser respeitada na sua individualidade, contribuindo assim para a formação de futuros cidadãos competentes e íntegros.

Desenvolvido por Rabbit Digital